sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A Lenda de S. Martinho


Decorria o mês de Novembro, chovia torrencialmente. O Outono estava carrancudo. Um cavaleiro seguia apressado pela estrada. Estava muito frio.

- Estou desejoso de chegar a casa e aquecer-me à lareira.

De repente, um velhinho que tiritava de frio à beira da estrada interrompeu os seus pensamentos:

- Bom jovem... Ajude-me que eu morro de frio.

- Pobre homem esfarrapado, quase nu!

Martinho, o Cavaleiro não hesitou: parou o cavalo, e em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa militar.

- Amigo, aqui tens metade do meu manto para te abrigares deste frio. Para mim chega o resto.

Apesar de chover torrencialmente preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade, quando ficou surpreendido:

A tempestade desfez-se! O Sol inundou a Terra de luz e calor!!


Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos Homens o acto de bondade praticado pelo jovem Martinho, que mais tarde viria a ser Bispo, e após a sua morte, Santo, todos os anos nessa mesma época, cessa por alguns dias, o tempo fio e o Céu e a Terra sorria com a benção dum Sol quente e miraculoso: o chamado - Verão de São Martinho.

4 comentários:

  1. Querida abelha Filipa! Muitoobrigada por partilhar esta lenda... É mesmo o tipo de coisas que gosto de saber, para as poder passar para o meu menino, porque acho que as nossas tradições e lendas etc fazem parte de nós!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante! Não conhecia a lenda. Obrigada pela partilha.
    Beijos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Muito giro! Obrigada!
    Tinha que fazer um trabalho de Português sobre a lenda de S.Martinho e quando a professora mo entregou disse que o meu trabalho era o 2º melhor.
    Obrigado mesmo!

    ResponderEliminar