sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O livro e a as histórias

O LIVRO leva a criança a Reconhecer, a Identificar, a Falar…
A aquisição e a aprendizagem da linguagem oral são fundamentais na educação pré-escolar. A abordagem e o contacto com o código escrito é também muito importante, não se pretende fazer uma introdução formal, mas facilitar a emergência da linguagem escrita.  
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, “ O desenvolvimento da linguagem oral depende do interesse em comunicar, o que implica saber-se escutado e supõe também ter coisas interessantes para dizer (…). Esta aprendizagem baseia-se na exploração do carácter lúdico da linguagem, prazer em lidar com as palavras, inventar sons, e descobrir relações (…).
O hábito de ler e contar histórias pode começar bem cedo.
Quando utilizado pelo Educador, o livro e as histórias servem para estimular a curiosidade e a imaginação da criança, para dar resposta às suas interrogações e impulsioná-la para a descoberta. Serve ainda para comunicar e transmitir conhecimentos, para ajudar a desenvolver a linguagem e o raciocínio e também para ajudar a desenvolver a sua fantasia e o senso moral
O livro é um agente educativo que permite o desenvolvimento da criança. É através do contacto com os Livros e com as histórias que a criança descobre o prazer da leitura e desenvolve a sensibilidade estética. A criança vai adquirindo um progressivo domínio da linguagem através da exploração do carácter lúdico, ou seja, tendo prazer com as palavras através das histórias, rimas, lengalengas, trava-línguas e adivinhas.
  O livro acima de tudo é um amigo que diverte e que ensina.


Sem comentários:

Enviar um comentário