Santos Populares
São três os santos populares, todos eles figuras importantes da Igreja, que o povo adoptou e celebra com arraiais, fogueiras, danças e muita alegria. Muitas tradições pagãs se encontram ligadas a estes dias, que são os mais longos do ano.
13 de Junho - Santo António
Nasceu em Lisboa em 1195 e o seu nome de baptismo era Fernando de Bulhões. Aos 15 anos entrou para um convento, fez-se frade e mudou de nome. Morreu culto, grande pregador, ensinou em várias universidades da Europa e morreu em Itália. É o padroeiro dos casamentos. Por isso há, em Lisboa, os casamentos de Santo António. É representado com um livro e o Menino Jesus.
24 de Junho - São João
Foi um profeta judeu, primo de Jesus Cristo. Baptizou muitos cristãos no rio Jordão, entre eles o próprio Jesus. Daí ser conhecido por João Baptista. É representado por um carneirinho.
29 de Junho - São Pedro
Era pescador e chamava-se Simão antes de se tornar um dos doze apóstolos. Jesus escolheu-o para seu sucessor, chamando-lhe Pedro e dizendo-lhe: "sobre esta pedra edificarei a minha Igreja (...) e dar-te-ei as chaves do Céu". Foi o primeiro papa. É representado pelas chaves do paraíso.
(Fonte: O livro das datas, Luísa Ducla Soares)