Na educação infantil a rotina diária tem uma grande importância. No entanto, é ainda maior para as crianças da creche (até aos 3 anos) pois exerce um importante papel de segurança e conforto. A criança, ao integrar-se da rotina, sente-se mais dona do seu tempo e segura porque consegue prever acontecimentos e vivenciar cada momento.
A rotina desempenha também um papel facilitador na captação do tempo e processos temporais. A criança aprende a existência de fases, do nome dessas fases e do encadeamento sequencial.
Contudo, a rotina funciona também como um suporte para o educador, pois permite-lhe gerir melhor o seu tempo e planificar o dia. No entanto, a rotina deverá ser flexível na medida em que, com crianças pequenas seria impensável supor processos rígidos.
A rotina diária oferece às crianças uma estrutura de acontecimentos do dia. Esta, deve ser consistente, permitindo que as crianças antecipem os acontecimentos que se vão seguir, sendo uma estrutura de segurança para elas. A rotina apoia a iniciativa da criança e promove a sua autonomia.
"A sucessão de cada dia ou sessão tem um determinado ritmo existindo, desde modo, uma rotina que é educativa porque é intencionalmente planeada pelo educador e porque é conhecida pelas crianças que sabem o que podem fazer nos vários momentos e prever a sua sucessão, tendo a liberdade de propôr modificações. Nem todos os dias são iguais, as propostas do educador ou das crianças podem modificar o quotidiano habitual."
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, pp. 40
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